11ª Antologia do Grêmio Sabiá

Ar de Primavera — Grêmio Haicai Sabiá — XI Antologia
Benedita Azevedo (organizadora)

Antologia de haicais (443 haicais, 21 autores). Prefácio de Carlos Martins. Inclui notas bio-bibliográficas dos autores. Rio de Janeiro, ZMF, 2022, 116 páginas, 14cm x 21cm. ISBN 978-85-86790-98-0. Contato: benedita_azevedo@yahoo.com.br.

Do prefácio: “O haicai é um poema breve, formado por três versos, de aproximadamente 5, 7 e 5 sílabas poéticas, ou seja, duas redondilhas menores entremeada de uma maior; sem título ou rima; com uma ‘palavra de estação’ (kigo) que situa o poema na estação do ano em que ele foi composto, e uma ‘pausa de leitura’, ‘cesura’ ou ‘corte’ (kire), obtida com a utilização de um ‘sinal de corte’ (kireji) ou não, deixando que o leitor a perceba em sua própria leitura. Talvez seja o kigo o elemento formador mais distante de nosso fazer poético ocidental. Ele não é só um ‘elemento de calendário’ situando cronologicamente o poema; além disso, ele dá forma (pois os versos devem ter origem nele), clima e emoção ao haicai. Por exemplo, podemos utilizar um cobertor em qualquer época do ano, porém é no inverno que ele é mais característico e necessário, por isso é um kigo dessa estação; a árvore ipê existe o ano todo, todavia é na primavera que o ipê-amarelo se carrega de flores; temos veranicos em todas as estações do ano, contudo é no verão que uma mulher poderia usar o dia todo um biquini, se estiver em férias em uma praia ou piscina, por isso ele é kigo nessa época do ano e, por fim, é no outono que podemos observar a mais luminosa lua cheia do ano.”

Amostras:

Ipês floridos…
Sinto a chama se esgotando
mas a vida é bela.
Cyro Mascarenhas

Agenda nova
ainda sem compromissos,
encho de haicais
Elizabeth Cury Bechir Watanabe

Sexta-feira Santa —
Num cenário de rezação
O altar da mãe
Nélida Nunes Conter Cardoso

no jardim seco
uma cerquinha de pedras
que nada mais cerca
Severino José

Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, clique para saber como expor seu trabalho gratuitamente.