Um registro para o futuro

Estrela Cadente
Rose Mendes

Coletânea de haicais e poemas (237 haicais, 3 poemas). Prefácio de Sérgio Bernardo. Inclui nota bio-bibliográfica. Porto Alegre, Bestiário, 2022, 88 páginas, 14cm x 21cm. ISBN 978-65-85039-07-9. Contato: www.bestiario.com.br.

Do prefácio: “Em “estrela cadente”, Rose Mendes — que atribui a esta coletânea a natureza de um diário escrito a fim de registrar suas impressões durante a longa pandemia de covid-19, iniciada no Brasil em 2020 — reúne algumas dezenas de poemas curtos, entre haicais e tercetos, nos quais ela desnuda a alma, ao falar de momentos tristes e outros mais amenos, relembrar cenas vistas e emoções sentidas, compartilhar temores e esperanças, fotografar com palavras paisagens e acontecimentos da sua ilha (Ilhabela, no litoral de São Paulo — lugar, aliás, sempre de grande relevo na sua poesia). Nesses dias de incertezas e certezas, ‘Estrela Cadente’, no testemunho pessoal que expõe, incorpora um sentimento de humanidade que se faz necessário ao coletivo e se mostra um alento aos corações, na afirmação de que não estamos sós, mas juntos no mesmo barco em mar aberto. Quem vier a ler o presente poemário — os que se agradam do minimalismo poético, mas não apenas esses — encontrará decerto algum pensamento seu sobre estes tempos que a voz de Rose Mendes tão bem soube traduzir, como um grito impossível de calar”.

Amostras:

lavar mais as mãos
as pequeninas manchas
que antes não via

domingo de Páscoa
sem o gosto de esconder ovos
do neto mais novo

ando de máscara
não se esconda, pardalzinho
ao me ver passar

lua de verão
quando éramos estranhos
te contemplava ao longe

Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, clique para saber como expor seu trabalho gratuitamente.