2º Concurso Literário de Haicai “Professor José Maria Orreda” 2023 (Irati, PR)

(Prazo: 18/08/2023. Pedidos de informações e esclarecimentos devem ser direcionados exclusivamente ao e-mail chaodospinheirais@hotmail.com). Regulamento revisado em 09/05/2023.

O Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais de Irati, no seu 17º aniversário, promove o 2º CONCURSO LITERÁRIO DE HAICAI “PROFESSOR JOSÉ MARIA ORREDA”, aberto ao público em geral, com o objetivo de divulgar o haicai.

O homenageado, José Maria Orreda (1936-2014), professor de Educação Física, historiador, jornalista, defensor das causas humanistas e ambientais, foi grande incentivador das artes e do esporte. Sua atuação em Irati como educador, pensador e articulador possibilitou conquistas fundamentais nas áreas da educação e do desenvolvimento regional. Sua vasta produção na pesquisa sobre a história de Irati e sua erudição seguem iluminando as futuras gerações. Em sua trajetória como chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati, oportunizou a prática da poesia haicai na rede de ensino da região, bem como incentivou a participação em concursos, o que rendeu aos alunos e professores da Região Centro Sul do Paraná, grande destaque no cenário nacional e mundial. Como forma de celebrar sua memória, foi instituído o Concurso de Haicai “Professor José Maria Orreda”.

Sobre o Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais

Fundado em 2006, o Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais é um grupo que se reúne para estudar, produzir e divulgar o haicai, pequeno poema de origem japonesa. Tem sede em Irati, com reuniões mensais. Seus membros participam ativamente de iniciativas de promoção e divulgação do haicai com apoio do Núcleo Regional de Educação de Irati, da Prefeitura Municipal de Irati, através das Secretarias: Municipal de Educação e da Cultura, da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná, Centro Cultural Clube do Comércio e do Grêmio Haicai Ipê de São Paulo.

Público-alvo

O concurso é aberto ao público em geral.

  • Serão contempladas as categorias: infantil (até 12 anos), juvenil (até 17 anos) e adulta.
  • As inscrições poderão ser feitas em âmbito: municipal, estadual, nacional/internacional e os textos devem ser em língua portuguesa.

Das Inscrições e prazo

Todas as informações solicitadas devem ser fornecidas, de acordo com os critérios determinados sob pena de não aceitação da inscrição.

É permitido uma única inscrição por autor, em um único âmbito, com no máximo (02) dois haicais (podendo ser premiado apenas um). Os haicais devem ser de autoria do concorrente.

As inscrições devem ser feitas a partir de 15 de abril de 2023 a 18 de agosto de 2023, no e-mail do Grêmio Chão dos Pinheirais: chaodospinheirais@hotmail.com.

Deverá constar, no corpo do e-mail, os haicais, bem como a identificação do autor: nome completo, categoria a que concorre, data de nascimento, e-mail, telefone, endereço completo (CEP, cidade, estado, país).

Do tema e condições de participação

Para edição 2023, o tema é “outono”. A palavra tema/kigo deve constar em um dos versos do poema.

Para efeito deste concurso, entende-se por haicai o poema sem título, estruturado em três versos de aproximadamente 5,7,5 pés métricos, tendo o kigo (tema) como assunto central.

Os haicais serão avaliados tendo por base os critérios da escola clássica e fundamentados nos ensinamentos do Mestre Goga (1911-2008).

A simples participação no concurso significa total conhecimento e plena aceitação das condições aqui estabelecidas.

Fica vedada a participação dos membros do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais, organizadores do Concurso.

Os trabalhos inscritos não serão devolvidos.

Seleção e julgamento

A avaliação dos textos recebidos será feita por pessoas com experiência reconhecida em literatura, designada pela coordenação do concurso. A decisão da comissão avaliadora é irrecorrível.

Do resultado e premiação

Todos os classificados receberão certificados, em cerimônia no 8º Encontro Regional do Haicai, a ser realizado em Irati, no Centro Cultural Clube do Comércio, em 09 de novembro de 2023, às 15 horas e também serão encaminhadas as premiações através dos Correios.

A publicação do resultado (nome dos vencedores e respectivos poemas) será feita até a primeira quinzena de outubro pelo e-mail do Grêmio e pela mídia.

Os premiados concordam desde já, em ceder ao Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais, de forma gratuita e definitiva, o direito não exclusivo de reprodução e publicação dos trabalhos correspondentes em quaisquer mídias e formatos, desde que sem fins comerciais e com citação de autoria da respectiva obra.

Para elucidação de dúvidas, poderá ser acessado o e-mail: chaodospinheirais@hotmail.com: administrador e organizador do concurso.