As sementes de Márcio Catunda e Roberto Evangelista

Sementes Germinadas
Márcio Catunda e Roberto Evangelista

Coletânea de Haicais (58 haicais de Roberto Evangelista; 58 haicais de Márcio Catunda). Prefácio de Assis Lima. Posfácio de Francinete Alves Giffoni. O prefácio inclui notas bio-bibliográficas. Fortaleza, Imprece, 2019, 84 páginas, 16cm x 19cm. Capa dura. ISBN 978-85-8126-217-8. Contato: marciocatundafgomes@gmail.com.

Do prefácio: “Roberto Evangelista liga-se diretamente à tradição de Bashô: ‘o diálogo com o que não está dito, a modéstia como valor compositivo e a recusa ao brilho obtido apenas com o manejo das palavras’ (Franchetti e Doi, 2012). Aqui se aplica o princípio da observação pura e simples como caminho para a poesia. Há algo zen na atitude que capta o artesão inteiro em seu ofício, livre de tensões egoicas. Ou no jardineiro que quase nem se dá a perceber, no seu exercício mágico. A poesia de Roberto Evangelista é polifônica. Rica em afirmações e também em perguntas — que já engendram respostas. Céu e terra — sem perder de vista homem. Suor, paixão, louvor — sem força bruta. Alquimia da vida e do verso. A temática é diversa: mudança de estações, jardins afins, pássaros, bichos, a memória, a convivência, o cotidiano e a infância. O sol, a chuva, o vento. O amor, o humor. A discreta ironia e a compaixão. O sentimento místico. A fagulha do agora e o atemporal, o caminho das pedras. Luta sem tréguas de uma guerra santa, rugas e rusgas, nuvens pesadas, temporais, relâmpagos e trovões, alternam-se e se alinham como o bálsamo das águas sobre as mágoas. A temática de Márcio Catunda se desenvolve em dois planos predominantes, envolvendo dois vetores, duas direções do mesmo olhar: uma subjetividade a serviço de uma atitude contemplativa em relação ao mundo externo (natureza, lugares, cenas, animais); ou a captação desse mesmo mundo externo como estímulo mobilizador para a ação ou reflexão. Desta segunda modalidade, alguns haicais trazem a marca do humor e, com o sabor especial da surpresa, geram um movimento. A poética de Márcio Catunda é generosa e profícua, desdobrando-se em temas de água, fogo, terra, ar e éter, formando um tecido onde as linhas se cruzam e entrecruzam. É vasta a geografia a marcar o universo físico e humano por onde o poeta transita. Um traço de reflexão filosófica também se faz presente, dando o toque de leveza e de refinada sensibilidade poética. A consciência do caminhante, despojado navegante do tempo e do espaço, atento ao navegar. Nesta viagem, os poetas Roberto Evangelista e Márcio Catunda dão-se as mãos, numa parceria tão boa quanto rara. É quando Sementes Germinadas germina em flores e frutos de vida e de poesia, prodigalizando novas sementes”.

Amostras:

Do quê esse suor
na nuca? Paixão, louvor
ou força bruta?
Roberto Evangelista

Mudam as estações:
guarda-chuvas viram
guarda-sóis.
Roberto Evangelista

Na inquietação do mar,
o impulso das ondas
e o eterno retorno.
Márcio Catunda

Sobre os altos pinhais,
a orquestra dos pássaros
afugenta a dialética.
Márcio Catunda

Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, clique para saber como expor seu trabalho gratuitamente.