A poesia necessária

Sol no Quintal
Paulo Sérgio Vieira


Coletânea de haicais (60 haicais). Prefácio do autor . Inclui biobibliografia. Porto Alegre, Bestiário, 2023. 72 páginas, 12cm x 18cm. ISBN 978-65-85039-55-0. Contato: www.bestiario.com.br.

Do prefácio: “Sol no Quintal, quinto livro de poemas e terceiro de haicais, é mais uma concretização de uma poética que tenho insistido em construir e demarcar pelo sintetismo e pelo minimalismo, na expressão e na forma. Digo isso em razão de os poemas, na sua grande maioria, primarem pelo uso das palavras essencialmente necessárias à sua expressão. Aconteceu com Cílios de Deus e com Diálogo das Horas. E, com mais rigor, com Plumagem do Vento, A arte de Contar Estrelas e com a presente obra. Reconheço: fôlego curto, não me disponibilizo a escrever longos poemas. Os poucos versos que me ocorrem e que me permito produzir são por demais suficientes para exprimir a percepção de coisas, de fenômenos e fatos. Depois de anos de escrita, é possível que eu tenha encontrado a minha forma adequada de expressão poética: três versinhos. E isso me basta. Não apenas porque essa modalidade poética combina com meu fôlego, mas, sobretudo, em virtude de praticá-la durante o chamado ócio produtivo. Some-se a tudo isso a beleza da vida e da poesia nela revelada. Embora o haicai se faça eminentemente presente nesta obra e nas anteriores — Plumagem do Vento e A arte de Contar Estrelas –, houve toda uma preparação para a sua acolhida. Por exemplo, Cílios de Deus, meu livro de estreia, abre com dois haicais, enquanto Diálogo das Horas, o segundo, se encerra com dez. Posso dizer que, a partir desse momento, o haicai se transformou em um grande desafio. Há outros, certamente. Mas o de agora é oferecer aos leitores os sessenta haicais que compõem este Sol no Quintal”.

Amostras:

Inquieto pavão
preenche o vão da janela.
Se abrigando da chuva.

Dias, cá embaixo,
espero. As samambaias
descem, lentamente.

Com voos impecáveis
uma ave sonha, sonha.
Sabiá bisonha.

Noite iluminada.
Uma borboleta
desgarrada no varal.

Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, clique para saber como expor seu trabalho gratuitamente.