12ª Antologia do Grêmio Sabiá

XII Antologia Sabiá: Névoa da Manhã
Benedita Azevedo (org.)

Antologia de haicais (19 autores, 380 haicais). Prefácio de Carlos Martins. Inclui notas biobibliográficas dos autores. Rio de Janeiro, ZMF, 2023. 92 páginas, 14cm x 21cm. ISBN 978-65-85290-12-8. Contato: benedita_azevedo@yahoo.com.br.

Do prefácio: “Antologias sempre foram uma maneira de revelar novos autores e promover os consagrados, traçando um painel de sua produção em relação a um tema central, seja um estilo literário, um agrupamento ou escola de composição ou outro fator comum entre eles. Aqui no Brasil, em se tratando de haicai tradicional desde o início de suas atividades na década de 1980, várias foram as compilações de poemas nessa forma de edição. As pioneiras foram do Grêmio Haicai Ipê, a primeira agremiação do gênero, reunindo os poetas de haicai de então. Entre eles, se encontrava Benedita Silva de Azevedo, radicada no Rio de Janeiro-RJ, mas que frequentava as reuniões mensais do grupo, em São Paulo-SP. Do amor ao haicai, ela fundou dois grêmios, o Sabiá e o Aguas de Março e, a partir deles, a publicação dos poemas de seus membros na forma de antologias. E esta 12ª edição anual é a prova viva da dedicação dela ao haicai brasileiro, sempre prospectando novos poetas e disponibilizando um veículo para divulgar as respectivas produções. São autores de diversos estados do País que, a cada mês, aperfeiçoam sua prática haicaística e no final do ano, têm a satisfação de vê-la publicada na companhia de seus iguais.”

Amostras:

A paz do veleiro
sobre o mar de primavera–
Isso me basta.
Cyro Mascarenhas

Cascata alta
deságua sobre as pedras frias–
O véu de noiva
Nélida Nunes Conter Cardoso

Amantes se beijam
indiferentes aos passantes–
Festa da lua
Eunice Tomé

Sentado de costas,
bate um sol de inverno–
Penso em escrever.
Sandra Hiraga

Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, clique para saber como expor seu trabalho gratuitamente.