V Concurso Nacional de Haicai “Caminho das Águas

O Grêmio de Haicai “Caminho das Águas”, de Santos/SP, visando incentivar a prática do Haicai, poema de origem japonesa cuja entrada no Brasil deu-se em 1908, e em homenagem ao que seriam os 100 anos de nascimento do querido Mestre Haicaísta, abre inscrições para o V Concurso Nacional de Haicai “Caminho das Águas” – Prêmio Centenário de Nascimento de Masuda Goga.

O concurso está aberto à participação de qualquer brasileiro praticante de haicai, filiado ou não a Grêmio de Haicai.

Cada participante poderá inscrever-se com até dois haicais inéditos, sendo os kigos, obrigatoriamente, andorinha e orvalho (um kigo para cada haicai). Caso queira participar com apenas um haicai é livre a escolha de um desses kigos.

Os haicais deverão seguir, sem exceção, a linha do Mestre Bashô: kigo, 17 sílabas poéticas (5-7-5) em 3 linhas, sem título ou rima.

Cada haicai deve ser apresentado em meia folha de papel A4, digitado em fonte Tahoma tamanho 14, em quatro cópias. Utilizar um único pseudônimo.

No mesmo envelope em que serão enviados os haicais, anexar breve currículo (nome e endereço completos, telefone, e-mail) e autorização para publicação, lacrados num envelope menor. Por fora do envelope menor deve constar apenas o pseudônimo do autor. O envelope maior não deverá conter nada que identifique o participante. Utilizar para o remetente as mesmas informações do destinatário, ou seja: V Concurso Nacional de Haicai “Caminho das Águas” – A/C de Mahelen Madureira, Rua Alexandre Martins, 03, apto. 11-107, Santos, SP, 11025-201.

Os haicais devem ser postados até 31 de maio de 2011 (valendo a data do carimbo).

A Comissão Julgadora será composta por haicaístas do Grêmio de Haicai “Caminho das Águas”.

Os autores dos haicais selecionados serão diretamente informados por Email no transcorrer da 1ª. quinzena de julho de 2011.

Os dez classificados receberão certificado, sendo que do 1o. ao 5o. também receberão prêmio adicional.

Os haicais premiados serão publicados no livreto em homenagem ao Mestre Masuda Goga, no Boletim do Grêmio de Haicai “Caminho das Águas” e no site www.maxpressnet.com.br (clicar haicai) link do Grêmio.

A solenidade de entrega dos prêmios será realizada no dia 13 de agosto de 2011, às 15h00, no SESC-Santos, sediado à Rua Conselheiro Ribas, 136, Bairro Aparecida, Santos/SP.

É vetada a participação de associados do Grêmio de Haicai “Caminho das Águas”.

Os trabalhos enviados em desacordo com os critérios enunciados neste Regulamento serão automaticamente desclassificados.

O material enviado não será devolvido.

Os casos não previstos neste Regulamento serão decididos pelos organizadores do Concurso e esclarecimentos poderão ser obtidos pelos telefones: (13) 3231-0930, (13) 3261-4481 e (13) 3238-4921, ou pelos e-mails orgone1@terra.com.br, mahelen.madureira@hotmail.com e mariaheloisasm@yahoo.com.br.

As decisões da Comissão Julgadora são irrecorríveis.