Concursos

10º Concurso de Haicai Masuda Goga

3/06/2017

O Grêmio Haicai Ipê promove o 10º CONCURSO DE HAICAI “MASUDA GOGA”, aberto ao público em geral, com o objetivo de divulgar o haicai.

Masuda Goga (1911-2008) foi mestre de haicai em japonês e português. Jornalista, escritor e artista plástico, foi um dos fundadores, em 1987, do Grêmio Haicai Ipê. Em 2004, recebeu o “Masaoka Shiki International Haiku Prize”, por seu esforço na divulgação do haicai no Brasil. Como forma de celebrar sua memória, foi instituído o Concurso de Haicai “Masuda Goga”. Leia mais…

Editora baiana promove concurso de haicai

21/05/2017

A Editora Mondrongo (www.mondrongo.com.br), de Itabuna, BA, fundada em 2011 pelo escritor e haicaísta Gustavo Felicíssimo, promove o Prêmio Matsuo Bashô de Poesia Haicai, destinado à publicação de um livro de poesia haicai.
O regulamento encontra-se neste link e o prazo final é 31 de julho de 2017.

35º Concurso Literário Yoshio Takemoto

3/05/2017

A Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil está recebendo trabalhos para concorrerem nas nove modalidades literárias do 35º Concurso Literário Yoshio Takemoto, sendo quatro em língua portuguesa: haicai, poesia, conto e tradução do japonês para o português, e mais cinco modalidades em língua japonesa: shôsetsu (conto), zui-hitsu (ensaio), tanka (poesia lírica), haiku (haicai), e hon-yaku (tradução do português para o japonês). O regulamento para as modalidades em língua japonesa está publicado na seção correspondente da revista Brasil Nikkei Bungaku e também na internet, em www.nikkeibungaku.org.br.
Leia mais…

Resultados do 34º Concurso Literário Yoshio Takemoto

14/12/2016

Divulgamos os vencedores das categorias de língua portuguesa do 34º Concurso Literário Yoshio Takemoto, iniciativa da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil, cujas inscrições foram encerradas em 15/08/2016. O concurso teve quatro categorias em língua portuguesa: conto, haicai, poesia e tradução do japonês para o português. As categorias de língua portuguesa juntam-se a cinco categorias em língua japonesa: conto, ensaio, tanka (poesia lírica tradicional), haicai e tradução do português para o japonês. Leia mais…

Resultados do 9º Concurso de Haicai Masuda Goga

14/11/2016

A Associação Cultural Nikkei Bungaku do Brasil, em parceria com o Grêmio Haicai Ipê, promoveu o 9º CONCURSO DE HAICAI “MASUDA GOGA”, aberto ao público em geral, com o objetivo de divulgar o haicai. Os haicais vencedores do concurso estão relacionados aqui. Leia mais…

16º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil

24/09/2016

Professor: Você pediu e o regulamento do 16º Concurso já está disponível. Participe com seus alunos do mais tradicional concurso poético brasileiro dirigido ao Ensino Fundamental. As inscrições terminam em 30 de junho de 2017. Confira o regulamento.

Procura pelo resultado do 15º Concurso? Veja aqui.

Resultados do 15º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil

25/08/2016

Já estão disponíveis os resultados do 15º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil, em www.kakinet.com/concurso.

9º Concurso de Haicai Masuda Goga

15/06/2016

Prazo encerrado. Divulgação dos resultados em 16 de novembro.

A Associação Cultural Nikkei Bungaku do Brasil, em parceria com o Grêmio Haicai Ipê, promove o 9º CONCURSO DE HAICAI “MASUDA GOGA”, aberto ao público em geral, com o objetivo de divulgar o haicai.

Masuda Goga (1911-2008) foi mestre de haicai em japonês e português. Jornalista, escritor e artista plástico, foi um dos fundadores, em 1987, do Grêmio Haicai Ipê. Em 2004, recebeu o “Masaoka Shiki International Haiku Prize”, por seu esforço na divulgação do haicai no Brasil. Como forma de celebrar sua memória, foi instituído o Concurso de Haicai “Masuda Goga”.
Leia mais…

34º Concurso Literário Yoshio Takemoto

22/05/2016

Prazo encerrado. Divulgação dos resultados em 15 de dezembro.

A Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil está recebendo trabalhos para concorrerem nas nove modalidades literárias do 34º Concurso Literário Yoshio Takemoto, sendo quatro em língua portuguesa: haicai, poesia, conto e tradução do japonês para o português, e mais cinco modalidades em língua japonesa: shôsetsu (conto), zui-hitsu (ensaio), tanka (poesia lírica), haiku (haicai), e hon-yaku (tradução do português para o japonês). O regulamento para as modalidades em língua japonesa está publicado na seção correspondente da revista Brasil Nikkei Bungaku e também na internet, em www.nikkeibungaku.org.br.
Leia mais…

Resultados do Concurso mundial de haicai para crianças 2015-2016

11/04/2016

Os resultados da etapa brasileira do Concurso Mundial de Haicai para Crianças da Fundação JAL (2015-2016) já estão no sítio da Fundação JAL.

O relatório destinado aos professores participantes pode ser encontrado aqui.