Concursos

17º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil

18/12/2017

Professor: O regulamento do 17º Concurso já está disponível. Participe com seus alunos do mais tradicional concurso poético brasileiro dirigido aos Ensinos Fundamental e Médio. As inscrições terminam em 29 de junho de 2018. Confira o regulamento.

Procura pelo resultado do 16º Concurso? Veja aqui.

Resultados do 35º Concurso Literário Yoshio Takemoto

9/12/2017

Divulgamos os vencedores das categorias de língua portuguesa do 35º Concurso Literário Yoshio Takemoto, iniciativa da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil, cujas inscrições foram encerradas em 15/08/2017. O concurso teve quatro categorias em língua portuguesa: conto, haicai, poesia e tradução do japonês para o português. As categorias de língua portuguesa juntam-se a cinco categorias em língua japonesa: conto, ensaio, tanka (poesia lírica tradicional), haicai e tradução do português para o japonês. Leia mais…

Resultados do 10º Concurso de Haicai Masuda Goga

19/11/2017

O Grêmio Haicai Ipê promoveu o 10º CONCURSO DE HAICAI “MASUDA GOGA”, aberto ao público em geral, com o objetivo de divulgar o haicai. Os haicais vencedores do concurso estão relacionados aqui.

Masuda Goga (1911-2008) foi mestre de haicai em japonês e português. Jornalista, escritor e artista plástico, ajudou a fundar, em 1987, o Grêmio Haicai Ipê. Em 2004, recebeu o “Masaoka Shiki International Haiku Prize”, por seu esforço na divulgação do haicai no Brasil. Como forma de celebrar sua memória, foi instituído o Concurso de Haicai “Masuda Goga”.

O concurso foi dividido nas categorias Adulta (maiores de 15 anos) e Infanto-juvenil (menores de 15 anos). O prazo final para as inscrições, recebidas exclusivamente pelo correio, foi 20 de setembro de 2017. O tema desta edição foi “ipê-amarelo”. Leia mais…

Concurso Mundial de Haicai para Crianças 2017-2018

12/10/2017

PRAZO ENCERRADO. Aguarde a divulgação dos resultados.

Haicai, o menor poema do mundo, nascido no Japão, é composto por crianças de todo o mundo para este concurso e contém infinitas emoções e sensações. O haikai é apreciado como uma ponte entre a maravilha da natureza e o sentimento humano.

A JAL Foundation, patrocinadora deste concurso, sob co-patrocínio da Japan Airlines, administra o Concurso Mundial de Haicai para Crianças desde o seu início, em 1990. Além de ser o meio ideal para aprofundar o conhecimento sobre o Japão e proporcionar a oportunidade de observar a natureza, este programa tem a finalidade de promover o desenvolvimento da criatividade e o intercâmbio entre as crianças. Leia mais…

Resultados do 16º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil

20/08/2017

Já estão disponíveis os resultados do 16º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil, em www.kakinet.com/concurso.

10º Concurso de Haicai Masuda Goga

3/06/2017

PRAZO ENCERRADO

O Grêmio Haicai Ipê promove o 10º CONCURSO DE HAICAI “MASUDA GOGA”, aberto ao público em geral, com o objetivo de divulgar o haicai.

Masuda Goga (1911-2008) foi mestre de haicai em japonês e português. Jornalista, escritor e artista plástico, foi um dos fundadores, em 1987, do Grêmio Haicai Ipê. Em 2004, recebeu o “Masaoka Shiki International Haiku Prize”, por seu esforço na divulgação do haicai no Brasil. Como forma de celebrar sua memória, foi instituído o Concurso de Haicai “Masuda Goga”. Leia mais…

Editora baiana promove concurso de haicai

21/05/2017

A Editora Mondrongo (www.mondrongo.com.br), de Itabuna, BA, fundada em 2011 pelo escritor e haicaísta Gustavo Felicíssimo, promove o Prêmio Matsuo Bashô de Poesia Haicai, destinado à publicação de um livro de poesia haicai.
O regulamento encontra-se neste link e o prazo final é 31 de julho de 2017.

35º Concurso Literário Yoshio Takemoto

3/05/2017

Prazo encerrado. Resultados após 15/12/2017.

A Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil está recebendo trabalhos para concorrerem nas nove modalidades literárias do 35º Concurso Literário Yoshio Takemoto, sendo quatro em língua portuguesa: haicai, poesia, conto e tradução do japonês para o português, e mais cinco modalidades em língua japonesa: shôsetsu (conto), zui-hitsu (ensaio), tanka (poesia lírica), haiku (haicai), e hon-yaku (tradução do português para o japonês). O regulamento para as modalidades em língua japonesa está publicado na seção correspondente da revista Brasil Nikkei Bungaku e também na internet, em www.nikkeibungaku.org.br.
Leia mais…

Resultados do 34º Concurso Literário Yoshio Takemoto

14/12/2016

Divulgamos os vencedores das categorias de língua portuguesa do 34º Concurso Literário Yoshio Takemoto, iniciativa da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil, cujas inscrições foram encerradas em 15/08/2016. O concurso teve quatro categorias em língua portuguesa: conto, haicai, poesia e tradução do japonês para o português. As categorias de língua portuguesa juntam-se a cinco categorias em língua japonesa: conto, ensaio, tanka (poesia lírica tradicional), haicai e tradução do português para o japonês. Leia mais…

Resultados do 9º Concurso de Haicai Masuda Goga

14/11/2016

A Associação Cultural Nikkei Bungaku do Brasil, em parceria com o Grêmio Haicai Ipê, promoveu o 9º CONCURSO DE HAICAI “MASUDA GOGA”, aberto ao público em geral, com o objetivo de divulgar o haicai. Os haicais vencedores do concurso estão relacionados aqui. Leia mais…