Concurso Mundial de Haicai para Crianças 2017-2018

Haicai, o menor poema do mundo, nascido no Japão, é composto por crianças de todo o mundo para este concurso e contém infinitas emoções e sensações. O haikai é apreciado como uma ponte entre a maravilha da natureza e o sentimento humano.

A JAL Foundation, patrocinadora deste concurso, sob co-patrocínio da Japan Airlines, administra o Concurso Mundial de Haicai para Crianças desde o seu início, em 1990. Além de ser o meio ideal para aprofundar o conhecimento sobre o Japão e proporcionar a oportunidade de observar a natureza, este programa tem a finalidade de promover o desenvolvimento da criatividade e o intercâmbio entre as crianças.

Os melhores trabalhos serão publicados na antologia ‘Haiku by World Children 2018’.

Haicai: Um trabalho por participante, que não tenha sido publicado em qualquer outro local. O poema e a ilustração colorida deverão ser apresentados em uma folha de sulfite branco tamanho A4. Favor colar no verso da mesma, o formulário de inscrição cujo modelo fornecemos neste link.

Tema: “SERES VIVOS” – O assunto do poema deve ser um acontecimento, uma descoberta, uma sensação ou uma emoção relacionados com o tema e que apresente alguma relação com a natureza e a estação do ano.

Faixa Etária: Crianças que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Médio na faixa etária inferior a 15 anos (que não completem 15 anos até 30/11/2017).

Seleção: A seleção no Brasil será efetuada por um júri indicado pela Japan Airlines International – São Paulo, sob a coordenação da Profa. Teruko Oda. Em Tóquio, a seleção a nível mundial será efetuada pela JAL Foundation, para publicação na antologia.

Classificados: Os alunos classificados receberão certificado e brinde.

Prazo: 30 de novembro de 2017.

Endereço para entrega (ou remessa) dos trabalhos:
JAPAN AIRLINES INTERNATIONAL
A/C Competição de Haicai
Av. Paulista N°542, 3º andar
Bairro Bela Vista
CEP 01310-000 – São Paulo, SP.

Notas:

1) Plágio é crime previsto em LEI. É responsabilidade dos senhores pais e professores verificar a veracidade das informações prestadas pelos alunos.

2) Escolas que enviarem mais de um trabalho por aluno serão desclassificadas.

3) O relatório final e a relação dos classificados estarão disponíveis para consulta nos sites:

www.jal-foundation.or.jp/contest-e.html
www.kakinet.com/concurso
http://www.nikkeibungaku.org.br

4) A relação dos classificados será enviada por e-mail somente às escolas que tiverem alunos classificados e tenham fornecido um endereço eletrônico válido.