Caqui: revista brasileira de haicai

CAQUI · Empório · Teia · Graffiti · Notícias · Fórum · Correio · Busca

Encontro Brasileiro de Haicai

O que é o
Encontro
Brasileiro
de Haicai
XXVI Encontro
XXV Encontro
XXIV Encontro
XXIII Encontro
XXII Encontro
XXI Encontro
XX Encontro
XIX Encontro
XVIII Encontro
XVII Encontro
XVI Encontro
XV Encontro
XIV Encontro
XIII Encontro
XII Encontro
XI Encontro
X Encontro
IX Encontro
VIII Encontro
VII Encontro
VI Encontro
V Encontro
IV Encontro
III Encontro
II Encontro
I Encontro


21o Encontro Brasileiro de Haicai

21o Encontro Brasileiro de Haicai

Início | Os Haicais | As Fotos



7 DE NOVEMBRO DE 2009
Colégio Santo Agostinho
Praça Santo Agostinho, 79
São Paulo, Brasil
encontro@kakinet.com

Durante um dia inteiro, o Colégio Santo Agostinho sediou o XXI Encontro Brasileiro de Haicai, a maior festa do haicai de língua portuguesa, promovido desde 1986.

A manhã foi reservada a duas palestras: A primeira foi a da professora Lourdes Fátima Basilio, mestre em língua portuguesa e professora da rede pública de ensino de São Paulo, denominada "Haicai como instrumento pedagógico", relatando sua experiência na sensibilização de alunos à poesia haicai. A segunda palestra foi a da premiada haicaísta Regina Alonso, "Haicai, a voz da natureza", traçando interessantes paralelos entre o haicai e a dança de origem japonesa Butoh, além de propor à platéia um exercício de composição.

Do lado de fora do Auditório Santa Mônica, a tradicional banca de livros oferecia aos visitantes a possibilidade de folhear e adquirir livros de haicai de diversos autores.

Após o intervalo para almoço, foi a vez do Grande Desafio, o tradicional concurso-relâmpago promovido desde 1986, que pediu a composição, em apenas 20 minutos, de um haicai em que constasse um dos temas: pernilongo ou pipa. Ao esgotar-se o tempo, os haicais foram recolhidos para julgamento por uma mesa de quatro jurados.

Durante o tempo de julgamento, a professora Dorotéa Iantas Miskalo, da rede pública de ensino do Paraná, ministrou a palestra "O haicai no Paraná", descrevendo o cenário do ensino do haicai em sua região e incluindo com destaque a exibição do DVD "Helena de Curitiba", sobre a pioneira do haicai paranaense Helena Kolody (1912-2004). Por último, teve lugar a tradicional apresentação do Grupo Teclas e Flautas em Harmonia, de São Vicente, regido pela professora Mitsuca Miyashita.

A seguir, foi a vez da entrega dos prêmios aos vencedores do 8o Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil, iniciativa do Grêmio Haicai Ipê voltada à difusão do haicai entre os estudantes do Ensino Fundamental, que neste ano julgou 2529 trabalhos de sete estados, enviados durante o primeiro semestre. A entrega de um prêmio à deficiente visual Talita Szabo, de 14 anos, emocionou a todos.

O Encontro Brasileiro de Haicai foi promovido pelo Grêmio Haicai Ipê, associação de brasileiros praticantes de haicai fundada em 1987.


Primeira
página

Retornar ao Caqui

Enviar esta página
para um amigo

Início da
página

Retornar ao início da página