Caqui: revista brasileira de haicai

CAQUI · Empório · Teia · Graffiti · Notícias · Fórum · Correio · Busca

Encontro Brasileiro de Haicai

O que é o
Encontro
Brasileiro
de Haicai
XXVI Encontro
XXV Encontro
XXIV Encontro
XXIII Encontro
XXII Encontro
XXI Encontro
XX Encontro
XIX Encontro
XVIII Encontro
XVII Encontro
XVI Encontro
XV Encontro
XIV Encontro
XIII Encontro
XII Encontro
XI Encontro
X Encontro
IX Encontro
VIII Encontro
VII Encontro
VI Encontro
V Encontro
IV Encontro
III Encontro
II Encontro
I Encontro


23o Encontro Brasileiro de Haicai

23o Encontro Brasileiro de Haicai

Início | Os Haicais | As Fotos


5 DE NOVEMBRO DE 2011

Colégio Santo Agostinho
Praça Santo Agostinho, 79
São Paulo, Brasil
encontro@kakinet.com

O auditório Santa Mônica, do Colégio Santo Agostnho, voltou a sediar o Encontro Brasileiro de Haicai, a maior festa do haicai de língua portuguesa, promovido desde 1986.

Neste ano, o Encontro foi dedicado à memória de Alberto Murata, seu inesquecível mestre-de-cerimônias, que faleceu em junho de 2011.

O Encontro se iniciou com o Grande Desafio, o tradicional concurso-relâmpago promovido desde 1986, que pediu a composição, em apenas 20 minutos, de um haicai em que constasse um dos temas: bolha de sabão ou ninho de pássaro. Ao esgotar-se o tempo, os haicais foram recolhidos para julgamento.

A tradicional banca de livros do Encontro Brasileiro de Haicai, no saguão do auditório, ofereceu aos visitantes a possibilidade de adquirir livros de haicai de diversos autores.

Durante o tempo de julgamento, Edson Kenji Iura, haicaísta do Grêmio Haicai Ipê, proferiu a palestra "Haicai: poesia das estações", explicando como a referência às estações é o instrumento usado para ampliar o alcance poético do haicai. Na sequência, Gulherme Felicísimo proferiu a palestra "O haikai no nordeste e suas peculiaridades", sobre como as peculiaridades nordestinas moldaram o haicai dos autores da região.

A seguir, foi a vez da entrega dos prêmios aos vencedores do 10o Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil, iniciativa do Grêmio Haicai Ipê voltada à difusão do haicai entre os estudantes do Ensino Fundamental. A última parte do Encontro foi o anúncio e a premiação dos vencedores do Grande Desafio.

O Encontro Brasileiro de Haicai foi promovido pelo Grêmio Haicai Ipê, associação de brasileiros praticantes de haicai fundada em 1987.

A apresentação do Encontro deste ano foi exercida pela primeira vez por Peri Pane, jornalista, músico e apresentador do programa de TV Ecoprático, da TV Cultura.

Primeira
página

Retornar ao Caqui

Enviar esta página
para um amigo

Início da
página

Retornar ao início da página